terça-feira, 20 de outubro de 2009

INTERTEXTUALIDADE

Na unidade 4 - TP1, os alunos desenvolveram o avançando na prática que seria observar a fala dos mais velhos, pais, avós, vizinhos e anotar ditados que eles usados no cotidiano. Em sala, a primeira atividade foi relembrar os ditados que eles já ouviram e seus respectivos significados. a cada ditado ou palavra ouvida e desconhecida, eles deveriam pedir a pessoa que explicasse seu significado. Após a pesquisa realizada em casa, cada aluno apresentou seu resultado, comentando com os cvolegas as dúvidas encontradas. Vejam alguns ditados:
"Não deu assistência, perdeu pra concorrência."
"Galo no terreiro alheio é galinha."
"Quem desenha compra."
"Quem brinca perde, quem corre alcança."
"Jacaré fora da lagoa não dá medo em ninguém."
"O que é do burro vem no coxo."
"Mais enrolado do que namoro de cobra."
Aqui foram postados somentes os ditados que são pouco usados no cotidiano.

FINAL DA CRÔNICA

Segue aqui, o final da Crônica O Homem Nú escrita pelos alunos da 6ª série:
Alunos (as): B e L
(...) Depois de algumas horas lá fora, ele desesperado começou gritar:
- Por favor, abra a porta!
Mas ninguém naquele momento falou. nem se quer um pio, tentou falar novamente, mas a vóz não saiu, estava completamente estremecido de frio porque havia caido uma neve muito forte. tentou falar com sua mulher novamente:
- Mulher abra esta porta, estou com muito frio e quero levar o pão para tomar café, preciso ir trabalhar, ganhar dinheiro para pagar o cobrador da televisão.
A mulher depois de vestir a roupa e ouvir aquela voz, ficou desconfiada, foi até a janela espiar pelo vidro e viu que era seu marido e disse:
- Desculpe-me eu achava que era o cobrador.
Ele começou rir da cara da mulher, mas logo ficou muito bravo porque ela não abriu a porta. Ela explicou:
- Baby, você lembra o que combinamos ontem a noite?
- Sim, eu lembro, mas era pra deixar o cobrador pra fora, não eu!
- eu errei, mas afinal eu não sabia que era você!
Então, depois de toda essa confusão, foram trabalhar e pagaram o cobrador.

TP1 - UNIDADE 1 - RELATÓRIO

Iniciar a aula dando um pedaço de papel para cada aluno. Alguns dos papéis haviam letras que formavam a palavra Crônica. Ouvir a música Domingo no Parque de Gilberto Gil. comentar sobre a música. comentar com os alunos sobre as características da Crônica e retomar a música para identificar as características presentes nela. Em grupo os alunos receberam uma crônica, a qual precisavam apresentar e identificar as características. É hora da produção: ler o trecho da crônica O Homem Nú de Fernando Sabino e em dupla dar um final pra mesma (confira o desfecho da crônica feita pelos alunos). Apresentação aos colegas. Ouvir o verdadeiro final da crônica. Resolver a atividade do TP1 - unidade 1 - seção 1 - atividade 1. Avançando na prática: a turma foi dividida em dois grupos, cada grupo se organizou para a apresentação da crônica em forma de teatro.