quinta-feira, 13 de agosto de 2009

UNIDADE 18

O conteúdo da unidade citada – Coerência Textual – foi trabalhada com a turma da 6ª série num total de 10 alunos, tendo como objetivo caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais.
Alguns exercícios foram resolvidos em grande grupo e oralmente, outros os alunos escreveram em seus cadernos havendo correção após término.
Os alunos desenvolveram as atividades propostas com pouca dificuldade.
Como atividade de conclusão, avançando na prática, os alunos desenvolveram, orientados pela professora, uma atividade onde trouxeram de casa figuras para transformá-las em quebra-cabeças. Após produção eles foram trocando seus quebra-cabeças e montando.
Numa outra aula, apresentou-se aos alunos quebra-cabeças com um nível maior de dificuldade. Estes não foram produzidos pelos alunos (trabalharam em duplas).
A atividade de quebra-cabeças é um excelente exercício de raciocínio, pois desenvolve as habilidades por meio da procura de pistas que tornam uma imagem coerente.
Para finalizar os alunos trabalharam com quebra-cabeças de palavras, com estas eles montaram estruturas lingüísticas coerentes.
Além de desenvolver o raciocínio essa atividade exercita as práticas de leitura, pois requer um conhecimento prévio para o desenvolvimento da mesma.
Estas atividades foram desenvolvidas de maneira prazerosa pelos alunos, interagindo nas atividades de forma construtiva desenvolvendo habilidades para aprender a aprender os conceitos trabalhados.
Para comprovação das atividades segue em anexo as fotos das atividades desenvolvidas.

Nenhum comentário: