terça-feira, 8 de setembro de 2009

UNIDADE 21 E 24 - RELATÓRIO

UNIDADE 21

A partir do tema “Qualidade de argumentação” – seção 3 – TP6, expôs-se aos alunos (8ª série – 9 alunos) a importância de uma boa argumentação para convencer o leitor sobre a tese do texto.
Como em qualquer outro tipo de texto, no argumentativo não é possível que o escritor defenda uma tese e conclua o texto contradizendo-a. Para que este texto seja bem argumentado e defendido é necessário ter compromisso com a informação e o conhecimento, ou seja, é necessário que você entenda o assunto para não usar argumentos fracos, falsos ou incoerentes.
Precisa-se ter certeza do que você quer transmitir ao leitor, sendo assim coerente com a tese.
Para melhor entender o que é texto argumentativo, os alunos desenvolveram a atividade 25 com o texto “Armadilhas da beleza”. A partir deste responderam o questionário.
Após correção, deu-se aos alunos, temas para que a partir destes dessem argumentos do porquê são contra ou a favor.
Agora foi hora da produção textual – Avançando na prática – possibilitou aos alunos alguns temas dos quais escolheriam um para defender em forma de texto argumentativo. Finalizando o tema estudado com comentários sobre os textos produzidos.
Este trabalho teve duração de 3 aulas.


UNIDADE 24

A Unidade 24 – seção 2 – “A qualidade literária é primordial no livro para adolescente” foi trabalhada em uma turma de 6ª série com 10 alunos, e logo fez-se algumas argumentações tais como: por que lêem, que tipo de livros gostam, que tipo de leitura há em suas casas.
Comentou-se com os alunos sobre a importância do ato de ler para o desenvolvimento escolar.
De acordo com suas preferências, cada aluno pesquisou em casa uma história que gostasse para ler e contar aos colegas. Os alunos desenvolveram esta atividade em grupo, de acordo com as preferências, os que gostam de histórias engraçadas em um grupo e os que gostam de terror em outro. Os alunos realizaram esta leitura em espaço fora da sala de aula, escolhendo um lugar aconchegante (sombra de uma árvore,...). Após leitura, os alunos expressaram suas histórias para os colegas, e então relataram a experiência, contando como foi